Líder no Sul do país e com unidades em Novo Hamburgo/RS (matriz), Criciúma/SC, Joinville/SC e Curitiba/PR, a Pnx Ar Comprimido está mudando sua matriz para São Leopoldo/RS. Além de realizar melhorias no ambiente corporativo, a intenção é ficar localizada, estrategicamente, mais próxima de clientes industriais importantes. A mudança foi finalizada no dia 25 de março.
 

O diretor da empresa, Paulo Freitag, conta que o investimento no novo prédio passa de R$ 2 milhões, especialmente com adaptações voltadas ao melhor atendimento ao cliente, treinamentos para novas tecnologias e criação de um ambiente que “resgate a essência da Pnx”. A empresa, fundada há 32 anos, cresceu rapidamente ao longo dos anos mais recentes, inclusive em número de colaboradores, já que há cinco anos eram 70 funcionários e hoje já são 115 pessoas no quadro. “A preocupação com o bem-estar dos nossos colaboradores sempre fez parte do DNA da Pnx, assim como a proximidade e o atendimento de excelência dos nossos parceiros. Com o crescimento rápido da empresa, manter essas questões se tornou um desafio. A mudança da sede busca justamente resgatar essa cultura, com otimização do atendimento ao mercado, trazendo os clientes para dentro da empresa (literalmente), com eles podendo conhecer in loco o modus operandi da Pnx”, comenta Freitag, ressaltando também o melhor ambiente de trabalho que será proporcionado para os colaboradores. “No novo prédio teremos ainda uma área de descompreensão, para reuniões mais informais e confraternizações, além de refeitório próprio”, adianta o empresário.
 

O novo prédio, onde antes funcionava a indústria química Lanxess, tem 1,5 mil metros quadrados, o dobro da metragem em relação ao prédio da sede anterior.

Mercado
Dona da marca Air Trust Rental e representando grandes marcas nacionais e internacionais no mercado brasileiro, como Ingersoll Rand, Camozzi Automation, Kito, Aro, Parker Domnick, Robuschi, Elmo Rietschle, Seepex entre outras, a Pnx Ar Comprimido cresceu 15% ao longo de 2023. Naquele ano, o faturamento chegou a mais de R$ 104 milhões. “Para 2024, focando na maior eficiência e na otimização da prestação de serviços, a meta é crescer mais 15% em faturamento”, projeta Freitag. “Será um desafio, especialmente pelo fato do mercado ainda ter muitas incertezas diante das instabilidades econômicas no cenário nacional e internacional. Estamos com essa expectativa de crescimento muito mais em função dos nossos investimentos em infraestrutura e recursos humanos do que pelo andamento do mercado”, comenta o diretor.
 

Tendo nascido com foco no atendimento da indústria calçadista do Vale do Sinos, a Pnx Ar Comprimido pulverizou sua atuação ao longo dos anos e hoje atende todos os setores econômicos, com foco em implementações agrícolas, setores automotivo e alimentício e, claro, indústria de calçados.
 

Entre seus clientes, a Pnx tem a Calçados Beira Rio, Stihl, Taurus, Killing, Dilly, Dass, Pegada, Gedore, Freios Controil, Klabin, Springer/Midea, TFL, Marcopolo, Grupo Tramontina, Grupo Randon, Vinícola Panizzon, GL Legram, Bertolini, Agrale, Unicasa, Trombini, Borrachas Vipal, JBS, entre outros.
 

Serviços
A Pnx Ar Comprimido trabalha com venda, locação e assistência técnica para fornecimento de ar comprimido para a indústria. Considerado uma energia vital para o funcionamento do setor industrial de diversos setores, o ar comprimido é utilizado como energia para o funcionamento das indústrias Automotiva (em freios, suspensões e acionamentos pneumáticos); Alimentícia (na produção de embalagens e acionamento de máquinas); Construção Civil (na operação de ferramentas pneumáticas e no controle de sistemas de climatização); na Indústria Farmacêutica (na limpeza de equipamentos, transporte de produtos e em processos de produção); no Setor Médico (em equipamentos como bombas de infusão e ventiladores pulmonares); na Indústria Têxtil e de Calçados (na operação de teares e máquinas de costura industriais); em Laboratórios e Pesquisa (em diversos equipamentos de laboratório, como cromatógrafos e espectrômetros de massa); entre outros segmentos.