(Foto: reprodução AirTrust)

A indústria alimentícia enfrenta grandes desafios no dia a dia de sua operação, afinal, ela está diretamente envolvida na manutenção da saúde de pessoas e animais, bem como pode contribuir para que ocorram sérios problemas.

Existem normas e regulamentações que precisam ser atendidas. Por conta disso, o controle de qualidade e a segurança alimentar se tornam prioridades, envolvendo todos os processos da operação, tais como:

  • aquisição da matéria-prima,
  • produção,
  • logística envolvendo o armazenamento e entrega dos produtos.

Fica fácil compreender a preocupação das autoridades e da sociedade com a conservação dos alimentos, especialmente considerando o papel importante que o nitrogênio desempenha nesse processo.

Neste post, apresentaremos detalhes sobre o assunto e as obrigações que precisam ser atendidas pela indústria alimentícia. Continue a leitura e saiba mais a respeito!

A importância do nitrogênio na indústria alimentícia

O nitrogênio é amplamente utilizado na indústria alimentícia por se tratar de um gás inerte, portanto, não reage quimicamente quando em contato com outras substâncias.

Esse elemento é fundamental para a preservação dos alimentos, pois evita a oxidação dos produtos, mantendo as suas propriedades, tais como:

  • sabor,
  • aparência,
  • textura.

O seu uso é observado em várias etapas dessa indústria, tanto nos processos de preparação como no de embalagem e também no armazenamento e transporte dos produtos.

A partir do uso desse gás, consegue-se garantir a segurança e conservação dos alimentos, por isso essa é uma etapa essencial para o controle de qualidade das indústrias que atuam nesse segmento.

Aplicações no nitrogênio nessa indústria

A aplicação do nitrogênio na indústria alimentícia é realizada junto às embalagens, tanques e nos processos de congelamento.

Ao substituir o oxigênio por esse gás, torna-se possível:

  • prolongar a validade dos alimentos,
  • reduzir o crescimento de microrganismos,
  • manter a textura e sabor dos produtos.

Isso significa que o nitrogênio é necessário pela segurança alimentar, preservando o sabor e a cor dos alimentos, um fator fundamental para a garantia da saúde e no que se refere às condições adequadas para atrair os clientes.

Como garantir um fornecimento confiável de nitrogênio?

Como se observa, a indústria alimentícia precisa contar com um fornecimento confiável de nitrogênio para garantir o sucesso da sua operação.

A ausência desse produto compromete totalmente os processos de chão de fábrica, embalagens e logística. Por isso, é essencial estabelecer parcerias com empresas especializadas capazes de suprir toda essa demanda.

Uma das soluções mais eficientes para garantir esse fornecimento é investir em geradores de nitrogênio on-site, como os oferecidos pela AirTrust, marca própria da PNX.

Esses equipamentos utilizam tecnologia PSA (Pressure Swing Adsorption) para produzir nitrogênio a partir do ar comprimido diretamente na instalação da empresa, dispensando a necessidade de transporte em cilindros ou tanques. O resultado é uma operação mais econômica, ágil e segura, com fornecimento contínuo e sob medida para a aplicação desejada.

Além disso, será preciso contar com equipamentos adequados, manutenção preventiva, preditiva e assistência técnica especializada para assegurar a eficiência e a qualidade dos processos produtivos.

Se a sua indústria alimentícia busca por eficiência, segurança e qualidade nos processos industriais e, em específico, na garantia de um fornecimento confiável de nitrogênio, entre em contato conosco e apresente a sua demanda.