A manutenção industrial ocorre a partir dos desgastes naturais e dos atritos que os equipamentos sofrem no dia a dia das operações.

Portanto, é uma situação inevitável, porém, algumas decisões estratégicas com relação a esse assunto podem colaborar para uma redução significativa dos recursos gastos nessa operação, bem como evitar:

  • equipamentos parados, 
  • linhas de produção com problemas, 
  • profissionais ociosos,
  • atrasos na entrega dos pedidos,
  • prejuízos que poderiam ter sido evitados.

Cada vez mais a competitividade está associada a eficiência operacional e a redução de custos, possibilitando que a empresa tenha condições competitivas para obter sucesso em um mercado cada vez mais concorrido.

Neste post, apresentaremos detalhes da manutenção industrial, os principais tipos existentes e o que fazer para melhorar os resultados desse setor no seu empreendimento. 

Por que a manutenção industrial é essencial para reduzir custos e aumentar a eficiência?

Você já parou para fazer a conta do quanto custa um equipamento parado em função de algum problema ocasionado pela falta de cuidados com a manutenção industrial?

Os custos para a recuperação dessa máquina envolvem valores diretos e indiretos, tais como:

  • peças de reposição,
  • mão de obra para a realização do reparo,
  • perda de produtividade,
  • custos de ociosidade,
  • atrasos na produção e nas entregas,
  • desgaste da credibilidade,
  • depreciação do equipamento, etc.

Como se observa, os impactos financeiros e operacionais causados por falhas e paradas não são pequenos.

Em compensação, um bom plano de manutenção industrial contribui para a redução de custos inesperados e aumenta significativamente a produtividade dos equipamentos.

Principais tipos de manutenção industrial

Basicamente, a manutenção industrial pode ser dividida em três tipos de operação, cada qual com características próprias e custos diferenciados:

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é aquela que é aplicada após uma máquina ou equipamento apresentar problemas, inviabilizando o seu funcionamento.

Ela só ocorre quando o problema já se transformou em falha, exigindo o envio de uma equipe para realizar reparos e substituir peças ou equipamentos.

Geralmente, esse é o tipo de manutenção mais caro, já que o desgaste não tratado durante o funcionamento do equipamento costuma gerar danos mais graves e afetar outros componentes que antes estavam intactos.

Manutenção preventiva

Dentre os tipos de manutenção industrial, a preventiva é aquela que se adianta no processo de falhas das máquinas e equipamentos.

São ações realizadas periodicamente para verificar o estado de conservação dos ativos, permitindo identificar desgastes ou defeitos e tomar as medidas necessárias para evitar falhas e paralisações futuras.

Manutenção preditiva

Por fim, há também a manutenção preditiva, que utiliza técnicas e instrumentos para monitorar as condições e o desempenho dos equipamentos, permitindo antecipar possíveis falhas antes que ocorram.

A partir dessa situação, intervenções precisas são realizadas em tempo hábil, evitando as paralisações.

Um estudo, realizado pela empresa de consultoria McKinsey, mostrou que a manutenção preditiva, quando associadas às diversas tecnologias disponíveis, pode gerar uma redução de 40% nos custos dessa atividade, reduzindo o tempo de inatividade das máquinas em 50%.

Como a Pnx apoia a gestão de manutenção da sua indústria?

A Pnx, uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado, caracteriza-se pela forma proativa que se posiciona.

Para isso, desenvolveu o Programa de Manutenção Preventiva (PMP), um protocolo exclusivo que acompanha a operação das máquinas que estejam em funcionamento em centenas de clientes distribuídos por todo o sul do Brasil.

Esse monitoramento se aplica a todos os compressores de ar a parafuso que estejam cadastrados na Pnx, informando com antecedência as necessidades de intervenção nesses equipamentos.

Com uma assistência técnica 24 horas e a presença de equipes locais, a reposição de peças originais acontece com eficiência e rapidez, minimizando os riscos operacionais.

Agora que você conhece mais sobre a manutenção industrial, entre em contato para saber detalhes sobre os planos personalizados PMP e serviços que oferecemos ao mercado!