O vazamento de ar comprimido é sinônimo de despesa, uma situação que poderia ser evitada, uma vez que existem alternativas para isso.
As indústrias dependem de sistemas de ar comprimido, uma vez que os compressores encontram-se em diversos lugares de uma planta industrial, movimentando:
- máquinas,
- ferramentas,
- robôs,
- lasers,
- sistemas para movimentação de mercadorias, etc.
Vazamentos frequentes nesses sistemas são um indicativo de desgaste e de práticas de manutenção inadequadas.
Vazamentos de ar comprimido são frequentemente encontrados em tubos rachados, mangueiras desgastadas e pontos de conexão, geralmente localizados atrás ou acima das máquinas e tubulações. Esse acúmulo de desperdício pode levar à paralisação dos equipamentos.
Neste post, apresentaremos detalhes do vazamento de ar comprimido, como identificá-lo e o que fazer para evitar os desperdícios. Continue a leitura e confira!
Por que o vazamento de ar comprimido é tão crítico para a indústria?
O vazamento de ar comprimido é um sério problema para a indústria, trazendo prejuízos operacionais e financeiros ao empreendimento.
Para se ter ideia, de acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, um único vazamento de 3 milímetros em uma tubulação custa mais de US$ 2.5 mil ao ano.
Além disso, o órgão estima que uma manutenção ineficaz pode comprometer 20% da capacidade total de produção de ar comprimido em uma fábrica de médio porte.
Consequentemente, observa-se diante dessa situação:
- aumento de consumo energético,
- sobrecarga dos compressores,
- queda na produtividade.
Trata-se, portanto, de uma situação que merece a atenção dos profissionais da indústria, quando ações podem ser tomadas para que esses problemas sejam evitados.
Como identificar um vazamento de ar comprimido com precisão?
A identificação de um vazamento de ar comprimido não é uma tarefa tão fácil como parece.
Os problemas ocorrem a partir da fadiga do material, conexões mal vedadas e na falta de manutenção.
É possível detectar vazamentos de ar comprimido por meio de inspeções visuais e auditivas. Contudo, frequentemente, esses vazamentos passam despercebidos, especialmente quando ocultos em locais de difícil acesso para avaliação ou em ambientes com alto nível de ruído, o que impede a percepção.
Existem ainda os detectores ultrassônicos ou sensores desenvolvidos especialmente para esse fim.
Outra opção está no uso de sistemas de monitoramento de pressão e consumo, uma condição que também possibilita a identificação de vazamento de ar comprimido
Maneiras de evitar desperdícios com ações preventivas e soluções especializadas?
Para evitar o desperdício de ar comprimido, a indústria deve tomar três medidas essenciais.
A primeira ação está na implementação de ações voltadas à manutenção preventiva e preditiva, portanto, é fundamental que periodicamente toda uma avaliação seja realizada nos compressores e componentes que fazem parte da estrutura.
Outro ponto fundamental que precisa ser priorizado está na escolha dos componentes utilizados para esse fim, ou seja, a qualidade não pode ser desconsiderada, sob pena do “barato sair caro”.
É imprescindível contar com peças originais e com componentes que atendam as necessidades da operação, sem que improvisações sejam realizadas ou a resolução de problemas seja postergada.
Por fim, a terceira ação consiste em contar com um apoio técnico especializado que possa fazer um diagnóstico preciso e a correção do problema com eficiência.
Vale a pena conhecer a Pnx, uma empresa com 30 anos de atuação que oferece as melhores soluções em termos de produtos e serviços do mercado mundial e é líder em ar comprimido no sul do país.
A Pnx pode ajudar a sua empresa a economizar, oferecendo soluções como:
- plano de manutenção (PMP),
- reconstrução de unidades,
- assistência técnica 24 horas.
Sua empresa precisa identificar e corrigir vazamentos no seu sistema? Fale com a Pnx.